Instalador de Sistemas

Fotovoltaicos

Instalador se Sistemas Fotovoltaicos

         Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz solar. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do Sol ou da sua casa). As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

        A energia solar vem sendo utilizada no Brasil em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, entre outros, tornando-se cada vez mais comum. A energia solar pode ser aproveitada com a energia térmica, aquecendo água, ou com a energia fotovoltaica, gerando eletricidade.

         Segundo dados de 2019, a utilização da energia solar fotovoltaica para a geração de eletricidade atingiu 30 mil imóveis em todo o País, alcançando a potência instalada de 4.460 MW e obtendo um crescimento de 45% em relação ao ano anterior, superando as expectativas.

         A utilização da energia solar fotovoltaica no Brasil corresponde a 1,6% de toda a matriz energética brasileira, sendo a energia solar residencial responsável por 72,6% do montante, seguida por empresas de comércio e serviços (17,99%) e pela energia solar rural (6,25%).

         A energia solar no Brasil tem sido utilizada como auxiliar na economia da conta de luz, na redução da sobrecarga de redes distribuidoras e na diminuição de impactos ambientais. A energia solar se encontra presente em processos industriais, rurais e domésticos, gera empregos e preserva o meio ambiente.

Alunos do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Professor Felipe, dando uma pequena demonstração de como é feita uma instalação de painéis solares